• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quarta, 17 Março 2021

Foto: Univeridade da Madeira.

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um voto de saudação ao Professor Doutor José Carmo, e às suas equipas, que nos dois mandatos o apoiaram, agradecendo a excelência do seu trabalho e enaltecendo a mestria com que defenderam a Universidade da Madeira, a sua idiossincrasia e o seu papel no ensino superior português.

Com mais de três décadas de história, a nossa Universidade é, também ela, cada vez mais importante para a Região e para a sua economia, tal como defendeu, com brio e enorme dedicação, o Professor Doutor José Carmo, enquanto Reitor, ao longo dos dois mandatos.

O Professor Doutor José Carmo pautou-se, sempre, pela abertura da Universidade da Madeira, procurando a sua ligação ao mercado de trabalho, bem como, a responder aos desafios globais que a sociedade coloca permanentemente. Preocupado com o financiamento da UMa, foi um acérrimo defensor de uma majoração pois uma discriminação orçamental positiva significaria uma promoção de vantagens competitivas no contexto geral do ensino superior, da investigação científica e da inovação.

Não se pode esquecer que, em 2019, aquando do 30º aniversário da Universidade da Madeira, o próprio Professor José Carmo afirmou que a UMa já havia diplomado 13.000 estudantes, ou seja, 5% da população madeirense. Apesar do seu subfinanciamento colossal, por parte do Estado, e das enormes dificuldades financeiras sentidas, a vontade e a missão da Universidade foram elevadas e eternizadas pela voz do então Reitor - "continuar a formar pessoas que, depois, vão desempenhar cargos e desenvolver a Região".

Deixa um legado que orgulha toda a comunidade académica, mas, igualmente, que engradece a Região Autónoma da Madeira pois, falar de autonomia, da formação da população e da modernização do ensino superior no país é saber reconhecer, com humildade, o trabalho desta equipa reitoral.