• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Quarta, 10 Março 2021

O Grupo Parlamentar do PSD entregou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de louvor ao Centro de Química da Madeira, pela atribuição da classificação de “Excelente”, pela Fundação para Ciência e a Tecnologia, no exercício de avaliação feito às unidades de investigação, referente ao período 2013-2017, enaltecendo a qualidade do seu trabalho e a projeção que a sua equipa tem concedido à Região.

No período em questão, o Centro de Química da Madeira publicou 162 artigos em revistas científicas de prestígio internacional. E desde então, de 2018 até 2020, publicou já 172 artigos, maioritariamente em revistas do primeiro quartil.

Este centro de investigação, que tem como unidade de acolhimento a Universidade da Madeira, através do seu trabalho, mostrou uma elementar interação com a sociedade madeirense, seja com as empresas, seja na divulgação científica, seja, finalmente, pelos projetos realizados em parceria com a comunidade educativa, e, ainda, com a participação do Laboratório Regional de Engenharia Civil.

Atualmente, o Centro de Química da Madeira tem uma equipa constituída por 65 investigadores, dos quais 24 são doutorados. Contempla dois grupos de investigação - Grupo dos Materiais e Grupo dos Produtos Naturais, com intervenção principalmente nas áreas da “Saúde e Bem-Estar”, “Segurança e Qualidade Agroalimentar” e “Recursos e Tecnologias do Mar”.

O CQM é uma instituição de renome internacional, cujo trabalho de equipa, a visão, a resiliência e o pragmatismo são irrepreensíveis. Tem, inclusive, sido distinguido, nacional e internacionalmente, o que demonstra a qualidade e o rigor dos trabalhos de investigação produzidos neste centro e o brio, profissionalismo e dedicação dos seus investigadores.

Importa, ainda, salientar que, na Região Autónoma da Madeira, tem sido um dos mentores da cultura científica, através da iniciativa “A Química é Divertida”, que, em 2020, completou 25 anos. Desde a sua fundação, o CQM é quem tem levado este projeto às escolas da Madeira, aprofundando, de forma dinâmica, as áreas da química e da bioquímica, proporcionando experiências únicas de observação científica, de descoberta de vocações e de interação entre alunos e investigadores.