Instituído em 1975, pela Organização das Nações Unidas, o Dia da Mulher é assinalado, desde 1909, nos Estados Unidos. O movimento assumiu uma importância global sendo celebrado, mundialmente, graças à luta pela igualdade de direitos civis, sociais, políticos e religiosos.
Apesar de todas as conquistas e avanços, ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à igualdade entre homens e mulheres.
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, enquanto casa da democracia e elementar representante do Povo Madeirense, é também uma detentora de especial responsabilidade nesta área. Deve, portanto, continuar a alertar e a legislar para que se eliminem as disparidades entre homens e mulheres, se combatam todas as formas de violência e se promova a participação cívica de todos.
A eliminação de barreiras cívicas e a promoção da igualdade deve ser um trabalho diário de homens e mulheres, de todos os partidos políticos e de toda a comunidade pois este é um tema sem donos, construída de altruísmo e tecida de humanismo.
O Partido Social Democrata homenageia e junta-se, como sempre, com orgulho, às Mulheres Madeirenses, saudando-as pela sua dedicação, força, profissionalismo e altruísmo.