• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sexta, 26 Fevereiro 2021

O Grupo Parlamentar do PSD congratula-se com a decisão do Governo Regional de criar a carreira de médico dentista no Serviço Regional de Saúde. Uma medida, que, conforme salientou a deputada Conceição Pereira, “é inédita em Portugal e corresponde a uma reivindicação antiga destes profissionais”.

“A criação da carreira de médico dentista no SESARAM, permite disponibilizar aos utentes o acesso à Saúde Oral, em especial aqueles que têm pouca capacidade económica ou doenças que exigem muitas vezes intervenção multidisciplinar”, disse, no âmbito de uma reunião com os responsáveis da Delegação da Madeira da Ordem dos Médicos Dentistas.

Conceição Pereira realçou que estes profissionais “são muito importantes na promoção integral da saúde, quer na prevenção e no diagnóstico, quer e no tratamento das doenças orais e estruturas anexas”.

Nesse sentido, segundo a deputada, assume uma particular relevância o envolvimento dos médicos dentistas com outros profissionais, em equipas multidisciplinares e em atividades de promoção da literacia em saúde, prevenção e tratamento de outras doenças ou condicionantes da saúde, como, por exemplo, a cessação tabágica, dieta saudável, ou atividade física, podendo, deste modo, “dar um contributo inestimável na promoção da saúde e na qualidade de vida das comunidades”.

O diploma que cria a carreira de médico dentista no Serviço Regional de Saúde já deu entrada na Assembleia Legislativa da Madeira e vai permitir que os 12 médicos dentistas que trabalham nos Centros de Saúde da Região e os dois profissionais que desempenham a sua atividade profissional no Hospital Dr. Nélio Mendonça, sejam enquadrados na administração pública.