• jan_21_banner.jpg
Notícias
  Segunda, 22 Fevereiro 2021

O Grupo Parlamentar do PSD entregou, hoje, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de saudação pela determinação e resiliência do Povo na recuperação da Madeira, após 11 anos do 20 de fevereiro.

Para o PSD, a Região está, indelevelmente, melhor preparada para lidar com fenómenos desta índole, muito por conta das opções e intervenções realizadas, do forte investimento público, com destaque para a recuperação das ribeiras, preservação e ordenamento do território e promoção da segurança das populações, nos concelhos fortemente atingidos pela catástrofe. Aliás, a segurança da população, de uma maneira generalizada, foi sempre o foco de todas as intervenções realizadas.

Ao longo destes onze anos, deram-se respostas imediatas na área da saúde, segurança e habitação, com especial incidência nos realojamentos, na reabilitação e construção de fogos e moradias, nos apoios sociais e materiais às famílias vítimas desta tragédia.

É de salientar, igualmente, o trabalho de prevenção de catástrofes, levado a cabo nesta matéria das vulnerabilidades do território regional, que tem sido elogiado por especialistas, bem como, a capacitação e reforço do Serviço Regional de Proteção Civil.

A Região transformou-se, graças à força do seu Povo que, depois daquele 20 de fevereiro, soube arregaçar as mangas e fazer parte deste caminho, num espírito coletivo irrepreensível e determinado. A união, a solidariedade e a empatia foram unânimes e determinantes para reerguer a Madeira, mas também para auxiliar as famílias das vítimas que, ainda hoje, mesmo resilientes e astutas, guardam na memória, a difícil perda dos seus entes queridos.

O Grupo Parlamentar do PSD saúda, assim, a determinação e resiliência do Povo Madeirense que, através de um movimento solidário sem igual, que juntou entidades públicas, privadas e cidadãos anónimos ao Governo Regional, conseguiu o que era mais importante - o reerguer da Madeira.