• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Segunda, 23 Novembro 2020

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um voto de louvor à Casa de Saúde Câmara Pestana e ao Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família pela distinção com o Prémio BPI “La Caixa” 2020 – Capacitar, congratulando estas instituições pela sua postura ativa, empenhada e dedicada, e por todo o trabalho desenvolvido nas áreas em apreço.

A Fundação “La Caixa” é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo combater as desigualdades sociais e promover uma sociedade mais igualitária e justa.

Os Prémios BPI “La Caixa” inserem-se nas políticas de responsabilidade social das instituições, e têm como missão enaltecer e apoiar o desenvolvimento de projetos de carácter social, cultural, de educação e de investigação, bem como, auxiliar cidadãos em situação de vulnerabilidade social

Em 2020, o BPI e a Fundação “La Caixa” lançaram mais uma edição do Prémio Capacitar que teve como intuito apoiar projetos que assentassem na promoção da qualidade de vida e da autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade.

Face ao contexto atual, as atividades desenvolvidas com estas populações sofreram grandes constrangimentos, nomeadamente a limitação de atividades terapêuticas e pedagógicas desenvolvidas, dificultando o processo de inclusão social e exigindo um maior esforço das entidades e dos cuidadores.

Neste contexto, várias instituições, entre elas o Instituto das Irmãs Hospitaleiras - Casa de Saúde Câmara Pestana e o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, candidataram os seus projetos, sendo duas das vinte e oito instituições privadas sem fins lucrativos portuguesas distinguidas, no âmbito da 11ª edição do Prémio BPI “La Caixa” - Capacitar.

Ambas as instituições prestam cuidados diferenciados, multifacetados, assentes no respeito pela individualidade e pela especificidade dos utentes, numa visão humanista e integral da pessoa assistida, e de acordo com os valores institucionais da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração Jesus.