• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Sexta, 9 Outubro 2020

O Grupo Parlamentar do PSD visitou hoje a Casa de Saúde de São João de Deus para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra amanhã.

A deputada Rubina Leal lembrou que esta efeméride tem por objetivo suscitar a reflexão em torno das questões da saúde mental e em especial da prevenção de outras situações que lhe estão associadas como o suicídio, depressões, alcoolismo e doenças crónicas.

Rubina Leal sublinhou que algumas destas situações estão também associadas aos momentos de crise, em que as pessoas se encontram numa condição de maior vulnerabilidade.

Numa altura em que o mundo enfrenta uma pandemia, a deputada refere que existe essa vulnerabilidade em termos sociais, económicos e psicológicos, pelo que tem havido da parte do Governo Regional a preocupação de dar as respostas mais adequadas.

Rubina Leal salientou que “a nossa Região tem o maior rácio de psicólogos por habitante do país" que se encontram em vários serviços e tem enfermeiros especialistas em saúde mental, quer nos hospitais, quer nos centros de saúde. Além disso, contrataram-se mais psiquiatras para o SESARAM.

Contudo, sublinhou, a política para esta área na Madeira não se faz apenas ao nível dos recursos humanos. Há uma verdadeira estratégia para a saúde mental que está no terreno, com medidas concretas e objetivos a cumprir, em particular ao nível de programas de prevenção e promoção da saúde mental, que passam também pelos contratos-programa com as instituições particulares de solidariedade social que atuam nesta área e que prestam um serviço de excelência, que deve ser reconhecido e destacado.

A deputada referiu que importa também mencionar que alguns dos problemas de saúde mental resultam muitas vezes de situações que podem ser tratadas e solucionadas, realçando que existe ainda muito estigma nesta área da saúde, o que faz com que as pessoas escondam os problemas. “Neste dia é também importante alertar para esta realidade e sensibilizar as pessoas para que procurem ajuda”.