• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Sexta, 2 Outubro 2020

As contas foram feitas pelo Vice-Presidente do Governo Regional e dizem respeito a investimentos já realizados desde 2019 e previstos até 2023.

No arranque das Jornadas Locais do Grupo Parlamentar do PSD, Pedro Calado foi convidado a falar sobre os investimentos do Governo Regional no Porto Santo, tendo enumerado o conjunto de obras, de projetos e de apoios, sociais e à economia, que estão a ser implementados e desenvolvidos na ilha.

Em termos do investimento público, o Vice-Presidente do Governo afirmou que 25 milhões correspondem à Secretaria do Equipamento e Infraestruturas e incluem obras como as da Escola Básica e Secundária, requalificação do centro de saúde, melhorias nas estradas.Contudo, houve também uma grande aposta nos recursos humanos e tecnológicos ao nível da saúde, com o aumento dos médicos, enfermeiros e novas especialidades e criação de novas unidades.

Na área ambiental, recordou, entre outros, o projeto Porto Santo Sustentável, a substituição de toda a iluminação pública, que permitiu uma poupança de 50% no custo de eletricidade e com melhor qualidade, o investimento de 8,5 milhões de euros na substituição de redes de água e saneamento básico.

Na Economia, Pedro Calado referiu o apoio de cerca de 800 mil euros às empresas, através da linha INVEST RAM, além de 3,3 milhões de euros de apoios a projetos de investimento e funcionamento, no âmbito do IDE.

Sem esquecer também os apoios aos desempregados, aos idosos, as isenções nas rendas de habitação social e aos agregados que apresentam situação de carência económica.

Ao nível da agricultura, o Vice-Presidente referiu um investimento global na ordem dos 2,5 milhões de euros, que engloba caminhos agrícolas, apoios na aquisição de equipamentos de produção e incentivos aos produtos Marca Madeira.