• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Quinta, 1 Outubro 2020

No Dia Internacional do Idoso, o Grupo Parlamentar do PSD destacou a política que tem vindo a ser desenvolvida pela Região para a promoção e proteção da saúde e da autonomia das pessoas que se encontram nesta faixa etária, ressalvando as medidas que foram implementadas para evitar a infeção pelo novo vírus.

“O Governo Regional tem provado que está ao lado dos madeirenses em todas as fases da sua vida e isso não é exeção na terceira idade. Aliás, o atual contexto de pandemia é um exemplo concreto dessa realidade”, afirmou a deputada Conceição Pereira, salientando que a intervenção rápida e atempada foi decisiva para que não se tenha registado qualquer caso de infeção nos lares, nem qualquer óbito, ao nível regional.

Numa iniciativa realizada junto ao Lar Vila Assunção, instalado no Palacete de São Gonçalo, a deputada referiu que “a velhice faz parte do ciclo de vida e não deve ser encarada como uma doença”, sendo as redes de apoios públicas e privadas fundamentais para que esta etapa possa ser vivida com o maior conforto, autonomia e saúde possíveis.

“Segundo o INE, a esperança de vida à nascença dos madeirenses é de 78,36 anos. Estima-se que a nossa Região será a mais envelhecida, em 2080, com 429 idosos por cada 100 jovens, o que obriga a que, já hoje, se comece a definir uma estratégia para que estas pessoas tenham a melhor qualidade de vida possível”, afirmou Conceição Pereira, sublinhando que o Governo Regional está atento a esta realidade e tem tomado medidas nesse sentido, não só através de apoios efetivos, como também do trabalho que é realizado através dos serviços públicos e complementado pelas IPSS.