• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Sexta, 18 Setembro 2020

O ‘Impacto do Turismo na Economia Regional’ serviu de temática ao último painel das Jornadas Parlamentares PSD/CDS-PP, que decorrem no Caniço.

Nuno Vale, diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira, e Sérgio Costa, diretor do Hotel Four Views Oasis, foram os oradores convidados, num debate moderado pelo deputado Carlos Rodrigues.

As características do Turismo numa altura de pandemia e a necessidade de reformular o trabalho que tem vindo a ser feito até agora, para a adaptação às novas circunstâncias, foram a tónica dominante nas intervenções dos dois preletores e na sessão de perguntas e respostas que se seguiu.

Nuno Vale salientou que a ‘crise levou à mudança de comportamentos’ e, hoje em dia, ao nível do Turismo, as reservas são feitas no sistema ‘last minute’, com a antecipação de uma semana, o que é uma realidade muito distinta daquela que conhecíamos.

Além disso, são privilegiados os destinos de maior proximidade e de menor densidade e o target mais disponível para viajar é o dos jovens.

No caso da Madeira, em que o turismo é de uma faixa mais envelhecida, este é um problema, apesar de Nuno Vale ter sublinhado que neste verão assistiu-se a uma mudança de paradigma, com um turismo mais jovem.

Tendo em conta este cenário, o responsável da APM referiu que, na atual situação, a estratégia deu lugar à tática, sendo a principal preocupação aproveitar as oportunidades que surgem.

Num ano que se estimava de excelência em termos de turismo, tendo em conta o crescimento do setor até março, a pandemia veio alterar todas essas expetativas. Contudo, Nuno Vale salientou que, apesar de não serem taxas que satisfaçam o setor, os sinais de retoma são evidentes e mais animadores do que os que se verificam ao nível mundial. Com uma recuperação das rotas de 30% em julho, de 40% em agosto e estimativa de 50% em setembro.

“Estamos a retomar”, disse, acrescentando que, “hoje, toda a gente reconhece que somos um exemplo na forma como retomámos a economia”.

Também Sérgio Costa salientou que a mensagem que é transmitida pelos hóspedes é positiva, em especial no que diz respeito ao sistema de controlo implementado no aeroporto e às medidas adotadas, através do programa ambiental, nas unidades hoteleiras do grupo a que pertence. “Os clientes que chegam aqui só dizem bem do que está a ser feito”, disse.

Tal como Nuno Vale, também o Grupo Four Views tinha grandes expetativas para este ano, tendo que se adaptar às consequências provocadas pelo COVID-19, reforçando agora o trabalho para a captação de turistas.