• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Quinta, 17 Setembro 2020

A ‘Recuperação da Economia Regional’ marcou a segunda parte dos trabalhos das Jornadas Parlamentares do PSD/CDS-PP, que decorrem no Caniço.

Cristina Pedra, ex-Presidente da Associação de Comércio e Indústria do Funchal (ACIF), e Nuno Agostinho, Presidente da Associação de Jovens Empresários da Madeira (AJEM), foram os oradores convidados deste painel, que teve a moderação do deputado Brício Araújo.

Cristina Pedra defendeu que as empresas e as famílias devem ser apoiadas, mas considera que não devemos ter uma postura demasiado assistencialista.

A empresária disse esperar que a República comece a refletir e caminhe para uma política de incentivo ao trabalho. Referiu ainda a importância da implementação de medidas de combate à corrupção e da aposta na formação ao nível das empresas, em especial de quem as dirige, sustentando o futuro em dois pilares fundamentais: a educação e o conhecimento.

Por seu lado, Nuno Agostinho sublinhou que agora é hora de salvar as empresas e de revitalizar a economia, sendo todos os apoios fundamentais, reconhecendo o esforço que o Governo Regional tem feito nesse sentido e lançando o desafio para que se pense em medidas ‘fora da caixa’, tal como se fez para o setor da saúde. “Estamos na hora certa porque toda a gente tem ideias”, disse.

A resolução das questões relativas ao transporte aéreo e marítimo, com a garantia de ser assegurada a continuidade territorial, foi outro aspeto focado por Nuno Agostinho, reforçando que não há fórmulas mágicas para reinventar a economia, os setores emergentes podem ser importantes, mas o Turismo e a Construção continuam a ser a base da nossa economia.

As jornadas parlamentares têm continuidade amanhã com o painel ‘Impacto do Turismo na Economia Regional’, com a participação de Nuno Vale, diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira, e de Sérgio Costa, diretor do Hotel Four Views Oasis. Modera o debate o deputado Carlos Rodrigues.

A Sessão de Encerramento acontece pelas 12h30, com as intervenções do Presidente do Grupo Parlamentar do CDS Madeira, António Lopes da Fonseca, e do Presidente do Grupo Parlamentar do PSD Madeira, Jaime Filipe Ramos.