• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Sexta, 26 Junho 2020

O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, um conjunto de medidas que têm vindo a ser implementadas pelo Governo Regional, na área do emprego, com vista a atenuar as os efeitos da crise causada pela pandemia Covid-19.

Numa iniciativa realizada, junto ao Instituto de Emprego, a deputada Cláudia Gomes salientou que a Madeira foi a região do país que teve a taxa de desemprego mais baixa, ascendendo a 5,6%, tendo sublinhado que, infelizmente, a “Covid-19 veio trazer graves consequências à nossa economia, que só não foram tão drásticas porque o Governo Regional teve uma ação rápida e eficaz no combate à pandemia”.

A deputada referiu que foram desencadeadas várias medidas, nomeadamente o pagamento integral aos participantes dos programas de emprego, que se encontram em isolamento frofilático e em acompanhamento aos filhos menores, e a criação de um apoio equivalente a 80% do um IAS para esses mesmos participantes que estavam no ativo e cujas empresas não conseguiram se manter em atividade.

Além disso, o Governo regional antecipou o pagamento do apoio aos programas de criação de emprego e criou o Programa Pares, com o objetivo de reforçar as equipas na área da saúde e do social, nas entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos.

Numa outra vertente, o Executivo apoiou igualmente os trabalhadores independentes e os sócios-gerentes das empresas, num valor equivalente ao que já é concedido pela Segurança Social, a ser pago pelo Instituto de Emprego. 

Cláudia Gomes afirmou que o Grupo Parlamentar do PSD “está ciente de todas as consequências nefastas que a pandemia trouxe aos trabalhadores, às suas famílias e às empresas”, mas reconhece também “o trabalho desenvolvido pelo Governo, seja através da tomada de decisões, seja através da implementação de medidas”.