• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Segunda, 11 Maio 2020

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada hoje, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, de um voto de saudação aos enfermeiros, como forma de assinalar o Dia e o Ano Internacional dos Enfermeiros.

O PSD lembra que a Organização Mundial de Saúde declarou 2020 como Ano Internacional dos Enfermeiros, sendo pretensão deste organismo internacional apoiar os enfermeiros e celebrar esta nobre profissão.  Paralelamente, celebra-se o 200º aniversário de Florence Nightingale, a “Dama da Lamparina”, fundadora da enfermagem moderna, razão pela qual se comemora o Dia Internacional do Enfermeiro a 12 de maio.

O Grupo Parlamentar refere que é unânime nas organizações internacionais, que os enfermeiros são o pilar da linha da frente da prestação de cuidados de saúde e agentes cruciais para melhorar os resultados da saúde pública no mundo.

Em Portugal, de acordo com a edição de “Estatísticas da Saúde: 2018”, divulgada, este ano, pelo Instituto Nacional de Estatística, existiam, naquele ano, mais de 73 000 enfermeiros em atividade, sendo que destes, mais de 2000 exerciam na Madeira. No nosso país, a OMS reitera que 47,8% da denominada health workforce – força de trabalho na saúde, é responsabilidade dos enfermeiros.

O Grupo Parlamentar sustenta que, na Região Autónoma da Madeira, “o esforço levado a cabo pelas entidades competentes, tem-se traduzido na melhoria das infraestruturas de saúde, no aumento das certificações de qualidade, na realização de mais contratações para o Serviço Regional de Saúde, na resolução de vínculos precários, e na elaboração de um acordo para o descongelamento e reposicionamento da carreira dos enfermeiros”.

Uma postura de valorização bem diferente daquela que se tem verificado ao nível nacional, num país em guerra com os profissionais de saúde, pondo em causa o seu trabalho e profissionalismo.

Assim, o PSD “saúda todas e todos os enfermeiros, não somente no âmbito das efemérides que se assinalam, mas sobretudo, agradecendo o papel crucial que desempenham nos serviços de saúde, garantindo a salvaguarda da saúde pública e uma excelente prestação de cuidados à população”.

 

Voto