• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Sábado, 14 Setembro 2019

A Candidatura do PSD às Eleições Regionais de 22 de setembro reforçou hoje as medidas que pretende implementar nos próximos quatro anos na área da Saúde, considerando que esta uma das áreas mais importantes nas políticas governativas.

Numa iniciativa realizada junto ao Centro de Saúde da Nazaré, um dos 16 que foram ou estão a ser alvo de reabilitação neste mandato, Conceição Pereira começou por referir a construção do novo hospital da Madeira. Um investimento que é acompanhado pelas obras no Hospital Dr. Nélio Mendonça e a reabilitação total do Hospital dos Marmeleiros, a par da renovação e melhoria progressiva dos Centros de Saúde.

O PSD perspetiva, nos próximos quatro anos, aumentar o Investimento na Saúde até 10% do PIB regional, dando continuidade à política que tem sido desenvolvida desde 2015, com o reforço significativo do Orçamento da Saúde, com o valor recorde de 420 Milhões de Euros em 2019, o que representa um investimento de 9,3% do PIB, o dobro que a nível nacional que é de 4,6%.

É também compromisso do PSD a redução das listas de espera, nas cirurgias, consultas e exames complementares de diagnóstico, e estabelecer tempos máximos de resposta aos utentes.

Isto para além do reforço das cirurgias em regime de ambulatório e da contratação de mais profissionais de saúde, com a criação melhores condições de atratividade e motivação profissional.

Outras das metas do PSD para o próximo mandato são a cobertura total de médico de família em todos os Centros de Saúde e a extensão do programa de medicina oral a todos os indivíduos até aos 18 anos e a todas as unidades dos cuidados primários.

Nas linhas gerais do PSD para os próximos quatro anos constam ainda um Programa de promoção da saúde mental e equipas de intervenção comunitária, a expansão das Unidades de Saúde Familiar, a implementação da Linha Saúde Regional 24 e a criação das condições para assegurar o maior acesso e transparência da informação aos utentes.