Os agricultores de Santana podem agora tratar dos assuntos relacionados com as questões agrícolas no novo balcão da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (SRAP), aberto há cerca de uma semana.
"É um balcão que visa aumentar a eficiência e a eficácia do apoio técnico prestado aos agricultores, desde já pela proximidade física que passa a existir com as próprias explorações agrícolas, o que permitirá um maior apoio aos agricultores nas decisões produtivas e também no acompanhamento da progressão desses cultivos", afirmou o deputado Paulo Freitas, numa visita do grupo parlamentar ao novo espaço, que está disponível no Centro Cívico.
Segundo o deputado, os agricultores têm acesso, no novo balcão, a um conjunto de serviços, como a ajuda no preenchimento de documentação, a assistência técnica especializada que necessitem e também a ajuda na instrução da figura dos limites das parcelas agrícolas, "que é fundamental para a obtenção de apoios comunitários".
Uma possibilidade que evita as deslocações ao Funchal, o que, por vezes, conforme salientou, causava transtornos, sobretudo por parte dos agricultores com uma idade mais avançada, e que lhes poupar tempo, que pode ser usado na sua atividade.
Paulo Freitas salientou que este é o primeiro balcão da SRAP, fazendo "todo o sentido" que Santana tenha sido o primeiro concelho a receber este espaço, uma vez que será "o principal" em termos de produção agrícola. "Foi uma forma que o Governo teve de premiar os agricultores e a agricultura de Santana", disse.