• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Terça, 2 Abril 2019

A JSD Madeira e a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar lançam um concurso denominado de “A Europa num click” que tem como objetivo chegar, através das redes sociais, de uma forma fácil e clara aos mais jovens e consciencializá-los para a importância da União Europeia na vida das pessoas.

 “A Europa num click” consiste no lançamento de questões online sobre a história, composição, funcionamento das instituições europeias, entre outras questões relacionadas com a União Europeia, com o intuito de elucidar os mais jovens sobre a importância daquela temática. O concurso é dirigido aos jovens dos 15 aos 30 anos, naturais ou residentes na Região Autónoma da Madeira, e será promovido nas páginas de Facebook e Instagram da estrutura de Juventude Social Democrata madeirense.

Para o líder da Juventude, Bruno Melim, “As eleições europeias são as que têm uma maior taxa de abstenção, e é isso que queremos combater. Em primeiro lugar, chegando aos mais jovens, dando a conhecer o papel e o funcionamento das instituições europeias, e apelando à importância do voto”. O presidente da estrutura de juventude social democrata destaca ainda que “‘A Europa num click’ tem como público-alvo os mais jovens, mas irá certamente despertar o interesse de todas as faixas etárias da população, que através das redes sociais poderão aprofundar os seus conhecimentos sobre as temáticas europeias”.

Segundo a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar “esta iniciativa tem como principal foco fomentar a reflecção e o debate sobre o projeto Europeu junto da população, especialmente dos mais jovens. Queremos uma Europa mais clara, mais próxima, que seja percetível e que fale a linguagem de todos”. A social democrata destaca ainda “o interesse de consciencializar a população, jovem e menos jovem, sobre a importância de uma cidadania europeia cada vez mais ativa e consciente.” 

Os melhores classificados do “A Europa num click” serão premiados, onde se destaca uma viagem a Bruxelas para conhecer o Parlamento Europeu para o vencedor do concurso.

Quinto concurso promovido pela Eurodeputada

No decorrer do seu mandato em Bruxelas, a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar tem procurado promover concursos e iniciativas na Madeira cujo principal foco é dar a conhecer, juntos dos jovens e dos seniores, o trabalho desenvolvido pelo Parlamento Europeu, assim como aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre os assuntos europeus e consciencializá-los sobre o nosso papel coletivo dentro deste espaço de partilha, solidariedade e responsabilidade, que é o Projeto Europeu.

O primeiro foi o concurso escolar sobre os “30 anos de integração de Portugal na UE”, lançado no âmbito das celebrações da adesão de Portugal à União Europeia (UE) e dirigido aos alunos que frequentavam as escolas do Ensino Secundário e Profissionais da RAM.

Com os estudantes das Universidades Sénior da Região em mente, a Eurodeputada lançou o concurso “Solidariedade Intergeracional na Europa”, que visava promover o sentido de pertença à União Europeia junto dos mais idosos.

No ano passado, promoveu o concurso gastronómico “O lado Doce da Europa”, onde a ideia era divulgar a gastronomia europeia, especificamente a doçaria, enquanto elemento importante da identidade e diversidade cultural dos indivíduos, comunidades e sociedades.

Por último, este ano, promoveu o concurso escolar “#AminhavoznaUE”, dirigido a alunos do ensino secundário e com o objetivo de consciencializar os jovens de uma forma clara sobre o impacto que o Parlamento Europeu tem nas suas vidas. Todos estes concursos foram realizados em parceria com o Centro de Informação Europe Direct da Madeira.