• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Domingo, 10 Março 2019

O PSD/Machico congratula-se com os resultados de um estudo de caraterização dos concelhos da região, no qual Machico é classificado com um Concelho recomendável para se viver, atendendo ao nível de segurança, educação, comércio, trânsito e estacionamento, pólos de investimento que foram desenvolvidos e consolidados pelo PSD Machico e pelo Governo Regional da Madeira. Considera, no entanto, “que há muito mais a fazer no concelho, como é exemplo o setor turístico”.

“O orçamento municipal, para responder às necessidades dos machiquenses, necessita de um reforço efetivo”, afirma o presidente da Concelhia.

Norberto Maciel Ribeiro lembrou que o presidente do município referiu, recentemente, estar à espera que os investimentos se realizam no concelho para posteriormente reforçar o orçamento com as referidas taxas. “O PSD Machico está incrédulo com esta visão do executivo socialista de Machico, uma vez que, por esta via, o reforço financeiro será tardio e haverá perda de oportunidade. “

O PSD considera que, “com este executivo socialista, o investimento é inexistente. Há anos que anunciam vários projetos turísticos para Machico, conversa gasta que já vem do mandato anterior, contudo, ao fim de seis anos de mandato nem um investimento hoteleiro foi realizado no concelho”.

Os social-democratas desconfiam até da boa vontade de Ricardo Franco na promoção do investimento hoteleiro e do setor turístico no seu todo. “Relembramos que o partido socialista sempre foi contra os investimentos hoteleiros no concelho. É exemplo o Resort Quinta do Lorde, investimento privado construído na vereação do PSD Machico que gerou cerca de 150 postos de trabalho, maioritariamente para pessoas residentes no concelho, e também veículo potenciador de toda a economia local”.

Na altura, adianta o presidente da concelhia, Ricardo Franco, vereador da oposição, e o PS “tudo fizeram para que o investimento não fosse realizado, recorrendo a sucessivas audições parlamentares na Assembleia Regional e também a uma queixa no Ministério Público.

O PSD/Machico afirma que o problema do executivo socialista de Machico é ter “miopia económica”, uma vez que o seu presidente afirma estar disponível para a captação de investimentos no concelho, mas, por outro lado, coloca entraves. “O PSD tem conhecimento que, recentemente, mais uma unidade hoteleira foi desviada para o concelho vizinho, dado às dificuldades que o executivo de Ricardo Franco colocou na realização do projeto turístico, apesar de esta ser uma mais-valia económica para o concelho e geradora de postos de trabalho. “

Norberto Maciel Ribeiro considera, por isso, que “este executivo socialista não tem visão de futuro, não projeta o concelho para um desenvolvimento mais abrangente e alargado e está sentado na cadeira de executivo à espera que o desenvolvimento ‘caia do céu’”.