• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Quinta, 21 Fevereiro 2019

“Europa 2030 - Oportunidades e Desafios” é o tema da conferência organizada pela JSD Madeira, que decorre esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a partir das 18h00.
A iniciativa, que decorre na sede do PSD, conta com a presença da eurodeputada social-democrata madeirense, Cláudia Monteiro de Aguiar.

“Dar a conhecer e mostrar como o novo quadro comunitário pode melhorar a vida dos jovens madeirenses, por exemplo, com a duplicação das verbas do ‘Programa Erasmus’ destinado aos estudantes universitários, é um dos objetivos desta iniciativa”, explicou Bruno Melim.

No anterior quadro comunitário o apoio ao ‘Programa Erasmus’ era de 150 milhões de Euros, enquanto no atual quadro o valor ascende aos 300 Milhões de Euros, o que poderá beneficiar os jovens estudantes que concorrem através da Universidade da Madeira (UMa), lembrou o presidente da JSD Madeira.

As linhas de apoio para a criação de pequenas e médias empresas nas áreas das novas tecnologias e inovação será outro dos temas abordados nesta conferência. “Temos muitos jovens na Região que querem criar a sua própria empresa”, constatou, sublinhando a “capacidade empreendedora dos madeirenses na criação do seu próprio emprego e de um tecido empresarial regional mais forte e robusto”.

Lembrando que no seio das instituições europeias este é apelidado de "Quadro Comunitário para a Juventude", Bruno Melim referiu que, para aqueles que querem investir em projetos agrícolas, o corte dos fundos para a PAC (Política Agrícola Comum) foi muito inferior ao inicialmente previsto. “Depois das intensas negociações, o corte do PAC resultou em apenas 15%”.

A ideia, referiu, passará também por transmitir, aos jovens militantes e simpatizantes, a importância do papel da Europa bem como os principais objetivos a alcançar em áreas transversais a todos os Estados Membros da UE (União Europeia), como o Ambiente, a Mobilidade, a Economia e a Educação.

Será abordada, ainda, a questão das eleições europeias “e quanto o bom funcionamento das mesmas podem influenciar, positivamente, o quotidiano e o desenvolvimento económico da Região”, rematou o jovem social-democrata.