• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Segunda, 11 Fevereiro 2019

Existe um universo de apoios europeus dedicados a várias áreas, organismos e instituições. Para desmistificar a complexidade por detrás dos mesmos, no que diz respeito aos apoios dirigidos às empresas e outras entidades e ajudar a saber a que tipo de apoio podem candidatar-se e como fazê-lo, Cláudia Monteiro de Aguiar vai lançar o livro de sua autoria intitulado ‘Financiamento Europeu para as Empresas’.

A apresentação do livro está agendada para o dia 21 de Fevereiro de 2019, com início marcada para as 11 horas, no Museu de Eletricidade ‘Casa da Luz’. Presentes estarão Pedro Calado, Vice-Presidente do Governo Regional, Nuno Agostinho, Presidente da AJEM (Associação dos Jovens Empresários Madeirenses) e Jorge Veiga França, Presidente da ACIF (Associação Comercial e Industrial do Funchal).

Este é já o segundo livro publicado pela Eurodeputada que é Presidente do Grupo de Trabalho de Turismo e Vice-Presidente da SME Europe. O primeiro focou-se nos jovens e nos programas de mobilidade disponíveis a nível europeu.

‘Financiamento Europeu para as Empresas’ é uma compilação dos programas europeus de financiamento para as empresas nas mais diversas áreas sectoriais. O objetivo, diz Cláudia Monteiro de Aguiar, “é divulgar e clarificar as várias oportunidades de financiamento à escala europeia, complementando-as com as existentes à escala nacional e regional”.

O livro enuncia diversos instrumentos de financiamento que são geridos diretamente pelas instituições europeias (Comissão Europeia, Banco Europeu de Investimento ou por uma das agências europeias). “Tenho a certeza que este livro pode ser um guia para as empresas recém-criadas que ainda não sabem como candidatar-se aos diversos apoios ou até mesmo a empresas já consagradas que queira ganhar mais conhecimentos sobre os vários apoios que a União Europeia tem disponível”, refere a Eurodeputada Madeirense.