• bannerSitePSDM3jan2020.jpg
Notícias
  Quarta, 6 Fevereiro 2019

A vereação do PSD na Câmara Municipal da Ribeira Brava quer implementar Desfibriladores Automáticos Externos (DAE) no centro das quatro freguesias do Concelho e nos centros desportivos municipais.

“Salvar a vida de uma pessoa em ambiente extra-hospitalar pode depender exclusivamente da existência destes dispositivos”, sublinhou Jorge Santos, daí a importância em colocar desfibriladores em locais onde se concentram mais pessoas como nos centros das freguesias da Serra d’Água, da Tabua, da Ribeira Brava, do Campanário e no Campo Desportivo Municipal.

O vereador social-democrata lembrou que um programa desta natureza é “relevante”, uma vez que “aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas em paragem cardiorrespiratória”. Por isso, vai apresentar a proposta para a ‘Colocação de DAE’ na próxima Reunião de Câmara, que decorre esta quinta-feira no Município da Ribeira Brava.

“Numa primeira fase, a prioridade é a instalação de pelo menos um dispositivo em cada freguesia, sendo que na Ribeira Brava, para além da zona central da vila, é prioritário  ter um desfibrilador no Campo Municipal quer pela quantidade de utentes, quer pelo risco associado à prática desportiva”, defende o autarca, até porque “há que ter em conta as características do Concelho e a distância ao posto de Bombeiros, onde existe apenas um DAE em ambulância”.

Numa segunda fase, o objetivo é avançar para outras áreas geográficas e espaços municipais e públicos. No entanto, o vereador do PSD alerta que todos os procedimentos devem ser salvaguardados, desde o pedido de licenciamento, até a instalação e utilização do programa, passando pelos recursos humanos: com um médico responsável e a formação e certificação de operacionais.

Jorge Santos acredita que todas as forças políticas com assento na Autarquia irão votar a favor de “um programa que irá salvar vidas”, até porque cabe ao Município criar todas as condições para promover o bem-estar e conforto dos cidadãos.