• Capa_abril_Site-100.jpg
Notícias
  Sexta, 9 Outubro 2015

O desemprego, em particular o desemprego jovem, é um dos grandes desafios atuais da União Europeia, afirmou Cláudia Monteiro de Aguiar, numa conferência promovida pela Comissão de Freguesia do PSD Santa Cruz.

A Eurodeputada salientou que, tendo em conta esta realidade, a União Europeia disponibilizou para o período de 2014 a 2010 uma série de mecanismos e de programas de apoio orientados para os jovens.

Perante uma sala cheia, Cláudia Monteiro de Aguiar lembrou que os jovens devem procurar informar-se sobre este tipo de programas, lembrando que existe para esse efeito, na Região, mais precisamente em Câmara de Lobos, o centro 'Europ Direct'. Ali, podem questionar que tipo de apoios existem e de que modo se podem candidatar.

Entre os programas europeus de apoio, referiu o Garantia Jovem e o Erasmus. Embora possam não constituir uma garantia de emprego, Cláudia Monteiro de Aguiar sublinha que estas oportunidades podem ser servir para "ganharem mais e melhores competências", salientando que, hoje em dia, "o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e mais competitivo e os jovens têm que ter cada vez mais ferramentas e mais as chamadas 'soft skils' que lhes permitem diferenciar-se dos outros".