• banner2018.jpg
  • bannerSItePSDMconselhoOut2017_5.jpg
  • bannerSItePSDMconselhoOut2017_1.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD reuniu-se hoje com a diretora regional de Cultura, Dra. Natércia Gouveia, no sentido de aprofundar o conhecimento sobre as políticas e atividades que o Governo está a promover nesta área e também sobre as iniciativas legislativas que se encontram em preparação para serem apresentadas à Assembleia Legislativa da Madeira. Entre elas, o novo regime jurídico de apoios às atividades culturais e a reorganização do Madeira Film Comission.

“Queremos destacar nestas novas politicas que o Governo tem vindo a promover o facto de haver uma grande associação da área cultural às atividades de promoção turística da Região”, afirmou a deputada Fernanda Cardoso, dando o exemplo de uma deslocação recente da professora Diana Pimentel ao Brasil para uma conferência sobre Herberto Hélder, dando-se, deste modo, a conhecer a componente cultural e promovendo, ao mesmo, tempo a Madeira como destino turístico, seja para lazer ou para a realização de eventos.

No conjunto de novas iniciativas dinamizadas com sucesso por este Governo, estão ainda, conforme referiu Fernanda Cardoso, o projeto ‘Capelas ao Luar’, que inclui visitas guiadas e pequenos concertos, e o projeto de divulgação cultural ‘Dar a ver’, com vista a promover o património da Região.

Do trabalho da Direção Regional de Cultura, a deputada destacou ainda a realização de protocolos para a promoção de atividades culturais, Teatro, Cinema, Música, Bandas e a promoção de festivais, como o Festival Raízes do Atlântico e o Festival de Órgãos.

No âmbito editorial destacou a edição da Revista Islenha.

A política de salvaguarda e de divulgação das coleções museológicas foi outra matéria a relevar, assim como a politica de descentralização cultural com a instalação do museu de arte contemporânea no Mudas.