• bannerNewsPSD8dez.jpg
  • bannerSitePSDMconclusoes.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD iniciou hoje as suas IV Jornadas Locais, desta vez no concelho de Machico. Durante dois dias, o Turismo será o tema central, sendo interligado com outros setores como a agricultura, o lazer, o mar, a natureza, a cultura e o património.

Neste primeiro dia de trabalhos foi efetuada uma visita ao Engenho do Porto da Cruz, que todos os dias recebe entre 800 a mil visitantes. Aliás, a vertente turística é cada vez mais a aposta desta unidade que é hoje em dia o principal 'ex-libris' da freguesia, como foi referido não só pelos proprietários, mas também pelos oradores do painel sobre 'Agricultura, Lazer e Turismo'.

Segundo o deputado Élvio Encarnação, natural do concelho de Machico, no Porto da Cruz o alojamento turística é de pequena dimensão, existindo cerca de 20 unidade que já têm agum peso na economia local."Penso que o tipo de turismo que se indica mais para a costa norte, que não disvirtua a paisagem, não são edificios de grande volumetria."

Amanhã, as Jornadas iniciam-se com uma visita ao Museu da Baleia, no Caniçal. Durante o dia serão ainda debatidos outros dois temas: ‘Mar, Natureza e Turismo’ e ‘Cultura, Património e Turismo’.

As Jornadas Locais estão integradas na iniciativa ‘Mais Cidadania, Melhor Parlamento’, que engloba também outras duas ações: O Espaço ao Cidadão e os Debates Temáticos. O contacto direto e o debate com os autarcas, associações e instituições locais são o objetivo principal deste encontro.