• bannerNewsPSD8dez.jpg
  • bannerSitePSDMconclusoes.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD reúniu-se hoje com o juiz Presidente da Comarca da Madeira, Paulo Barreto. Um encontro que permitiu aos deputados social-democratas ficarem a conhecer melhor a realidade da comarca.

A falta de meios e de oficiais de justiça foram algumas das preocupações manifestadas, mas não foram as únicas. Segundo o deputado Adolfo Brazão, há necessidade de criação de melhores acessibilidades aos tribunais e há também uma nova realidade judiciária quanto ao tipo de processos. "Neste momento, existem cerca de 30 mil processos, só 27 mil são execuções, insolvências ou formas de cobrança de dívidas e três mil aquelas ações tradicionais", disse.

Há também, de acordo com Adolfo Brazão, uma subida muito grande das ações de interdição, o que revela um pouco da nossa sociedade atual.

Este novo cenário obriga a uma adaptação das instalações existentes. Algumas delas estão já em curso no Palácio da Justiça, cujas obras deverão estar concluídas até ao final do ano.

O deputado do PSD considera também que deveria haver uma imposição para que fossem realizados os processos da Comarca de São Vicente no tribunal local e não por requisição das partes envolvidas como hoje acontece.

Apesar destas matérias serem da competência do Estado algumas delas poderão ser alvo de recomendação por parte do Grupo Parlamentar do PSD.