• banner2018.jpg
  • bannerSItePSDMconselhoOut2017_5.jpg
  • bannerSItePSDMconselhoOut2017_1.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD visitou o Centro das Comunidades Madeirenses para se inteirar sobre o trabalho desenvolvido por este organismo do Governo, responsável pela ligação com os emigrates. 

De acordo com o deputado Adolfo Brazão, esta visita teve também por objetivo saber quais as novas ações a desenvolver pelo Centro, lembrando que, recentemente, foi aprovado um diploma, na Assembleia Legislativa da Madeira, que visa reunir anualmente as comunidades madeirenses, de "uma forma livre e aberta a todos os que queiram participar".

Em preparação está também a abertura, já nesta semana, de um novo site dedicado aos emigrantes, onde poderão ser colocadas, de forma muito interativa, questões e trocada informação.

Adolfo Brazão salientou que o Centro das Comunidades Madeirenses funciona como uma espécie "de hospital" a que os emigrantes recorrem quando têm algum problema para resolver, sendo feito um importante trabalho de triagem e de encaminhamento, seja em situações de pessoas que pretendem emigrar ou de outras que queiram regressar.

"É um trabalho muito interessante o que está a ser feito aqui e nós de facto tínhamos que saber para podermos pensar, em termos legislativos e da ação do Grupo Parlamentar, o que é que podemos fazer para ajudar neste trabalho tão importante que é o apoio à diáspora", salientou.

Além do trabalho diário de apoio aos emigrantes, o Centro das Comunidades Madeirenses desempenha um papel importante na preservação da história da emigração madeirense, através de um arquivo.

Veja o vídeo Aqui