• 1bannerSitePSDM19jun2018.jpg
  • 35227974_10216705850468501_2142540222246682624_n.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018

O Grupo Parlamentar do PSD reuniu-se hoje com a Associação Académica da Universidade da Madeira para ouvir as preocupações dos estudantes relativamente a questões que se assumem como urgentes, como são os casos dos transportes e a necessidade de revisão dos passes e dos apoios para evitar o abandono escolar.

Relativamente aos passes, a deputada Carolina Silva salientou que esta é uma matéria que está já em estudo pelo Governo Regional, sublinhando que os estudantes que vivem em localidades mais distantes não podem ficar prejudicados, uma vez que o valor pago atualmente é um pouco elevado.

No que se refere às propinas, os deputados foram informados de que o valor se mantém igual ao do ano passado, mantendo-se também o pagamento faseado. Além disso, a Universidade da Madeira possui um fundo de emergência concedido a alunos que não usufruem da bolsa nacional, mas que têm dificuldades no pagamento das propinas.

Da parte da Associação Académica, conforme realçou Carolina Silva, são também concedidas duas bolsas, uma para a alimentação, outra para material escolar, "ajudando desse modo os estudantes que têm dificuldades económicas." "É atribuído um kit de material escolar e são atribuídas senhas de acordo com a necessidade de cada aluno para que possam fazer a sua alimentação na própria universidade", disse.

Neste encontro, foram também abordados os programas de juventude, como o Erasmos e o Serviço de Voluntariado Europeu. Ao abrigo deste último a AAUMa já recebeu mais de 10 estudantes.

Foi ainda transmitido pelo presidente da AAUMa, João Batista, que uma das batalhas desta associação é a criação de uma licenciatura em Turismo na Universidade da Madeira.