• bannerSitePSDM19abr2018.jpg
  • banner2018.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • bannerSitePSDM19mar2018.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018

O Grupo Parlamentar do PSD deslocou-se esta manhã à torre de vigilância a incêndios do Cabo Girão, com o objetivo de observar no terreno aquilo que tem sido desenvolvido em termos de prevenção de incêndios.

O deputado Rómulo Coelho salientou que, nesta área, a reativação das torres de vigia foi um passo importante não só para a identifcação dos fogos como também para evitar que os mesmos se alastrem. Nesta útima época de tempo quente foi ainda possível, com o recurso a estas torres, identificar responsáveis pelos incêndios.

Neste momento, estão ativas cinco torres de vigia, com uma cobertura de mais de 40 por cento do território.

Paralelamente à reativação destas infraestruturas, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais recuperou 10 tanques de água, de apoio aos combate a incêndios, assim como mais de 100 quilómetros de estradas para o acesso das forças de proteção civil de uma forma mais célere e eficaz.

Segundo Rómulo Coelho o facto destas torres terem estado no ativo nesta última época de fogos levou a que a atuação fosse mais rápida, evitando a propagação de fogos, não tendo sido registadas situações de grande dimensão.

A visita foi acompanhada pelo diretor regional de Florestas e Conservação da Natureza e pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais.