• bannerNewsPSD8dez.jpg
  • bannerSitePSDMconclusoes.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg

O Grupo Parlamentar do PSD visitou o centro de acolhimento "Patinhas Felizes", no âmbito do diploma do partido, que já deu entrada na Assembleia Legislativa da Madeira e que tem por finalidade a proibição do abate de animais de companhia e errantes e a criação de um programa de esterilização na Região.

Higino Teles, deputado social-democrata na terceira comissão especializada de Recursos Naturais e Ambiente, sublinhou que "o objetivo é o de tornar a proposta a melhor possível, ouvindo as partes interessadas".

O deputado considera que a iniciativa do PSD poderá "ser o primeiro passo dado no país sobre esta matéria" e tem a vantagem de ser abrangente, porque não se limita à proibição do abate, englobando também outros aspetos, como a esterilização ou as questões relacionadas com a Eutanásia e com os centros de acolhimento. Além disso, releva o papel das autarquias.

O centro de acolhimento "Patinhas Felizes", em Santo António, nasceu há pouco mais de um ano através de Filomena César, com o objetivo de recolher e acolher animais abandonados. Conta atualmente com 30 voluntários, estando, neste momento, a acolher 11 cães, entre eles, seis crias.

Deste espaço já saíram cerca de 100 cães para adoção. Para todos eles foi feito um registo de entrada e de saída, sendo devidamente castrados ou esterilizados.