• bannerNewsPSD21set3.jpg
  • 35227974_10216705850468501_2142540222246682624_n.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018

A deputada Josefina Carreira sublinhou hoje que, tão ou mais importante do que estar a preservar e a registar o património imaterial, é "manter vivas estas tradições e nada melhor do que o fazer através de oficinas", dando exemplo do que tem sido feito pelo Museu Etnográfico na Ribeira Brava, nomeadamente, e mais recentemente, com a transmissão de saberes  no âmbito dos embutidos e da tecelagem.

"É este trabalho que o Grupo Parlamentar do PSD quer valorizar e lembrar também o portal 'Museus da Madeira', que foi lançado em 2016 e que permite conhecer online este património imaterial, mas não só, que está registado de uma forma acessível para a população que quiser conhecer um pouco mais aquelas que são as nossas tradições", afirmou a deputada após uma visita ao Museu Etnográfico, no âmbito das Jornadas Temáticas sobre Património Cultural.

Josefina Carreira salientou que existem registos áudio, escritos e fotografias, considerando que, desta forma, "estamos no bom caminho para salvaguardar o património cultural e imaterial".

Nesta visita ao Museu Etnográfico, que representa uma das muitas expressões do património imaterial, a deputada afirmou que este espaço, localizado num antigo engenho, demonstra bem "a política do Governo Regional de defesa deste património que é tão sensível por ser imaterial".

As Jornadas Temáticas sobre Património Cultural, organizadas pelo Grupo Parlamentar, contemplaram também uma visita ao Museu de Fotografia Vicentes e um Seminário intitulado 'As Memórias de um Povo' .