• bannerNewsPSD21set3.jpg
  • 35227974_10216705850468501_2142540222246682624_n.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018

A deputada Carolina Silva destacou hoje, num intervenção antes do período da ordem do dia, na Assembleia Legislativa da Madeira, "um projeto que já está a ser inovador, dinamizador e acima de tudo útil para toda a nossa Região, que conta com o financiamento da Comissão Europeia, através do Programa Erasmus + Juventude em Ação, que apoia as Reformas Políticas, no valor global de 47.380,00€".

Trata-se, segundo a deputada, de um projeto com uma particularidade única: "está a ser construído por jovens e terá como destinatários todos os jovens da Madeira e do Porto Santo. Tudo isto através de uma parceria entre a Direção Regional de Juventude e Desporto e a Associação DYPAL, com o contributo e participação de mais de 60 associações representadas em todas as reuniões."

Denominado 'Madeira Jovem', este projeto "pretende, construir e dinamizar um programa para a juventude a longo prazo, sinalizando os eixos de intervenção, como a educação, habitação, associativismo, voluntariado, emprego, entre outros, identificando, posteriormente as acções a implementar, tendo em vista os seus resultados (que estão já demarcados) e todos os indicadores de execução, com prazos, público alvo e n.º de acções e programas a dinamizar".

A deputada refere que os parceiros envolvidos têm vindo a reunir-se, principalmente através do Conselho de Juventude da Madeira, dando inicio os trabalhos de diagnóstico e identificação dos principais problemas identificados pelos jovens. Problemas esses que são atuais mas que se perspetivam já no futuro.

"Este trabalho em rede tem vindo a ser desenvolvido com imenso sucesso, contando com o dinamismo de mais de dezenas de associações regionais representativas dos jovens e que movimenta centenas de jovens por toda a Região", disse.

A deputada sublinha que "quando tantas vezes falamos do repúdio destes mesmos jovens pela política, eis que os vemos envolvidos num projeto politico, a fazer politica, a trabalhar ideias, a dinamizar projectos e a cuidar do seu futuro. E como não poderia deixar de ser, muito me orgulha que esta Casa, esta Assembleia, tenha aberto as suas portas aos seus cidadãos. Às escolas e associações juvenis. Aos seus jovens madeirenses e porto-santenses e aceitou dar-lhes espaço para acolherem mais uma reunião do Conselho de Juventude da Madeira que deu inicio aos trabalhos do Madeira Jovem".

Carolina Silva salienta que "foi um dia inteiro de trabalho em rede, em parceria", mas também de "partilha, de entrega e de companheirismo".