• bannerSitePSDM19abr2018.jpg
  • banner2018.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • bannerSitePSDM19mar2018.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018

O grupo parlamentar do PSD destacou hoje a quantidade e qualidade da investigação sobre o mar que é produzida na Madeira. 

Numa visita ao laboratório do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, instalado na Marina da Quinta do Lorde, o deputado Élvio Encarnação sublinhou que todo esse trabalho dá "projeção internacional à Madeira".

O MARE é o maior centro de investigação sobre o mar, em Portugal, possuindo 8 pólos em todo o território nacional. Na Região, e estando o laboratório localizado num empreendimento turístico, potencia, segundo o deputado, mais-valias no campo económico, como no turismo científico.

Contudo, o grande objetivo e missão do MARE na Madeira é o da aquisição de conhecimento, sobretudo no que diz respeito às ameaças que poderão surgir em relação ao mar.

"Foi-nos mostrado uma série de projetos em que o MARE está envolvido. Para nossa surpresa, há um projeto com os Estados Unidos da América em que a Madeira é o único ponto da Europa que pertence a esse projeto." Há também, de acordo com Élvio Encarnação, outros projetos de dimensão europeia, que envolvem instituições ao mais alto nível.

"Nesse sentido, nós, grupo parlamentar, só queremos louvar o trabalho destes investigadores que dão uma projeção internacional à Região Autónoma da Madeira e dizer que isso é importante para nós, tendo a Madeira uma imensidão de mar à sua volta, o qual convém conhecer cada vez mais e melhor."