• bannerSitePSDM19abr2018.jpg
  • banner2018.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • bannerSitePSDM19mar2018.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018

A Eurodeputada do PSD, enviou hoje uma carta à Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, responsável pela Política Externa, apelando a uma intervenção mais célere no apoio à população Venezuela fruto do intensificar da crise que se vive naquele País.

A situação social na Venezuela é gravíssima. A falta de alimentos, água e medicamentos tem sido uma tónica constante, a população Venezuelana e as comunidades de imigrantes estão a passar por momentos dramáticos. Recentemente, o Parlamento Europeu aprovou uma Moção que exorta as autoridades venezuelanas a respeitarem a decisão da Assembleia Nacional de convocar eleições democráticas, bem como a de solicitar ajuda internacional.

Cláudia Monteiro de Aguiar tem vindo a reunir com várias Associações, Entidades, ONG cujo trabalho tem sido o de acompanhar de perto a situação de portugueses a residir na Venezuela, de Venezuelanos a regressar quer a Portugal, quer a Espanha “ainda esta semana reuni com a VENECOM e os relatos que nos chegam da Venezuela, na primeira pessoa, são aterradores. A falta de alimentos e medicamentos é motivo de alerta para uma calamidade social que se faz sentir. Esta não é apenas uma preocupação de Portugal, estamos a falar de uma preocupação de escola Europeia: a Espanha, a Itália e até mesmo a Alemanha têm comunidades de imigrantes na Venezuela, logo é urgente que a Comissão Europeia intervenha através da Alta Representante."

Na missiva enviada à Comissão Europeia, a Eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar ressalva ainda que "gostaria de assistir a um trabalho conjunto entre autoridades europeias e as Nações Unidas por forma a criarem um corredor humanitário, o mais célere quanto possível, de ajuda às populações mais afectadas. Um corredor humanitário capaz de levar bens de primeira necessidade, água e medicamentos a todos aqueles que hoje atravessam uma verdadeira crise humanitária”.

Cláudia Monteiro de Aguiar questionou ainda hoje a Comissão Europeia relativamente ao mesmo assunto visto que há relativamente um ano atrás, a deputada teria endereçado um pedido no sentido de serem feitos todos os esforços para apoiar a Venezuela e a sua população na qual estão inseridas comunidades portuguesas e luso-descendentes.

 

Missiva

Perguntas enviadas à Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frederica Mogherini