• banner2018.jpg
  • bannerSItePSDMconselhoOut2017_5.jpg
  • bannerSItePSDMconselhoOut2017_1.jpg

Os deputados Municipais de Santa Cruz entregaram ontem um requerimento na mesa da Assembleia Municipal para que o executivo camarário desencadeie o processo de candidatura à classificação dos Relógios de Água na freguesia do Caniço como património de interesse municipal.

Os deputados municipais consideram que os Relógios de Água constituem um bem precioso e raro, sendo apenas conhecidos três: nomeadamente, o Relógio de Água do Sítio dos Moinhos – Caniço; o Relógio de Água da Azenha - Caniço (concelho de Santa Cruz), e um outro, localizado na freguesia dos Canhas (concelho da Ponta do Sol que à data de 10 de dezembro de 1998, classificado de Valor Local, correspondente a interesse Municipal na legislação atualmente em vigor.

Afirmam, por isso, ser de todo o interesse que o executivo da Câmara de Santa Cruz desencadeie o processo para a sua classificação, à semelhança do que já foi aconteceu na Ponta do Sol, com vista à classificação deste património como sendo de Valor Local, zelando assim pela sua “proteção e valorização, enquanto representante de um valor cultural e de significado predominante como de interesse Municipal”.

Os deputados municipais do PSD têm conhecimento, através da Direção Regional da Cultura (DRC), que o processo de inventariação aos Relógios de Água, na freguesia do Caniço, está em curso e tem consistido no levantamento sistemático, atualizado e tendencialmente exaustivo com vista à respetiva identificação.

Por iniciativa da DRC já foi feita a sua georreferenciação e estão a ser recolhidos os elementos necessários com vista à elaboração das respetivas fichas de inventário. Cabe agora ao Município dar início ao processo de candidatura para a classificação a património de interesse municipal, com a entrega dos documentos necessários à DRC, com vista à emissão de parecer.

O requerimento foi aceite pela mesa da Assembleia Municipal, será analisado pelo Executivo e deputados municipais e agendado para uma próxima reunião da assembleia municipal.