• 1bannerSitePSDM19jun2018.jpg
  • 35227974_10216705850468501_2142540222246682624_n.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018

Sara Madruga da Costa, Rubina Berardo e Paulo Neves reuniram-se esta tarde, em S. Bento, com a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, numa reunião de coordenação de trabalhos entre a Assembleia da República e o Parlamento Europeu.

O principal enfoque da reunião foi o princípio da continuidade territorial e as formas de sensibilizar a União Europeia e o Governo da República para dossiers prioritários para a Região, tais comos os transportes aéreos e marítimos e o abastecimento de bens entre o porto de Lisboa e o porto do Caniçal.

Neste momento discutem-se na União Europeia as “auto-estradas do mar”, sendo esta uma oportunidade para chamar a atenção de Bruxelas sobre os constrangimentos de uma região ultraperiférica como a Madeira e uma oportunidade da Região estar inserida em redes europeias de atores de transportes marítimos.

Os deputados entendem que esta união de forças é uma mais-valia para a Região, já que toda a conjugação de esforços entre os diversos intervenientes políticos é fundamental para a compreensão das especificidades, dos constrangimentos das regiões autónomas face aos territórios continentais.

Para além destes assuntos, os deputados social-democratas abordaram a economia do mar, como potencial de desenvolvimento da economia da Madeira, analisaram novas abordagens no sector do turismo, como a promoção, redes culturais europeias e a digitalização e formação de recursos humanos no sector.

A situação da Venezuela mereceu da parte dos deputados uma atenção redobrada, tendo os mesmos assumido o compromisso de continuar a alertar as entidades nacionais e europeias para este grave problema e para a extensa comunidade madeirense a residir no referido país.