• bannerNewsPSD18jan.jpg
  • bannerNewsPSD1sitePrada.jpg
  • bannerNewsPSD1siteAlb.jpg
Notícias
  Segunda, 7 Janeiro 2019

No âmbito do projeto 'Parlamento dos Jovens', que visa aproximar os jovens da política parlamentar, a deputada Rubina Berardo visitou hoje a Escola Básica e Secundaria Dr. Angelo Augusto da Silva, no Funchal.

Este ano o tema do 'Parlamento dos Jovens' é dedicado às Alterações Climáticas: como salvar os oceanos e reverter o aquecimento global.

"Trata-se de uma matéria central ao dever cívico de cada pessoa, uma vez que a proteção do ambiente começa em cada um de nós no nosso dia a dia", afrimou, adiantando que esta questão vai além da ação individual.

Nesse sentido, deputada teve a oportunidade de sublinhar a importância do multilateralismo, uma vez que considera ser negativo haver países que decidem unilateralmente sair de acordos internacionais, como é o caso do Acordo de Paris ou a Comissão Baleeira Internacional. "Para que a ação individual possa contar, também os Estados e a política têm que estar a rumar de forma concertada no mesmo sentido para que as gerações futuras recebam um planeta em melhores condições."

"Foi um debate muito animado onde os alunos apresentaram ideias arrojadas e inovadoras para uma melhor política ambiental", disse, acrescentando que "também a Madeira sofre hoje com as consequências das alterações climáticas - os exemplos dos incêndios, das vagas de calor e as enxurradas são os mais visíveis - e temos que trabalhar em conjunto para reduzir os seus os efeitos."