• banner-02.jpg
  • bannerNewsPSD8dez.jpg
  • bannerSitePSDMconclusoes.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
Notícias
  Quinta, 28 Junho 2018

As hortas urbanas, um projeto inovador e pioneiro de apoio às famílias criado nas vereações lideradas pelo PSD, foram votadas ao abandono pelo atual executivo da Câmara Municipal do Funchal (CMF).

O alerta foi deixado por Rubina Leal. A vereadora do PSD na CMF lembrou que em 2013 o presidente da Autarquia anunciou que as hortas urbanas precisavam de ser ampliadas e gozar de novas valências, nomeadamente a nível da agricultura biológica.

“Estamos perante mais uma promessa não cumprida por parte do presidente da Câmara do Funchal. Aquilo que encontramos hoje é um total abandono destes espaços por parte de um executivo autárquico, que impõe um conjunto de exigências aos utilizadores das hortas, que os impede de apostar na agricultura”, apontou. 

O Grupo Municipal do PSD vai, por isso, apresentar amanhã na Reunião Municipal, um voto de protesto contra o 'Estado de degradação e abandono das Hortas Urbanas'.

Rubina Leal referiu que “há pessoas descontentes porque isso faz diferença nas suas vidas quotidianas” e que as listas de espera crescem por inércia da Autarquia funchalense. Por isso, desafia a CMF a arrendar terrenos de forma a possibilitar a agricultura em contexto urbano, – tal como faziam as anteriores vereações lideradas pelo PSD –, e desta forma cumprir a tão apregoada promessa de ampliação das hortas.

“É importante que deixem os utilizadores cuidar das suas hortas. É importante que a Câmara do Funchal aposte nestes espaços que são inovadores no nosso contexto urbano”, disse a autarca, lamentando o estado “deplorável” a que a Autarquia deixou chegar um projeto implementado em 2005 pelo PSD, que mereceu até 2013 elogios dos funchalenses e o reconhecimento das comunidades nacional e internacional.

Hoje temos hortas urbanas em todo o Concelho que não são cuidadas por este executivo, nem são entregues às famílias que aguardam por um espaço para desenvolverem a sua atividade agrícola.