• bannerSitePSDM19abr2018.jpg
  • banner2018.jpg
  • bannerSitePSDM23mar2018rui.jpg
  • bannerSitePSDM19mar2018.jpg
  • topofaceCompromissoMadeira2018
Notícias
  Terça, 9 Janeiro 2018

Foi discutido esta manhã em plenário um Voto de Pesar pelo falecimento do fotógrafo Rui Martins, por iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD.

"Aquilo que melhor distingue cada Homem dos demais está na sua marca e na memória que fica da sua obra, para além do tempo. A vontade de marcar a diferença, mesmo que muitas vezes incompreendida", sublinhou José Prada.

O deputado social-democrata afirmou que "Rui Martins é o exemplo dessa superação. Da perseverança e da ousadia de quem, estando à frente do seu tempo, procurou, sempre, criar, inovar e até transformar mentalidades, tendo por base o dom que desde cedo descobriu para a fotografia e para as artes audiovisuais".

Caracterizando Rui Martins como "irreverente e inconformado", José Prada salientou que, apesar de se ter licenciado em Engenharia Civil, "foi nas áreas da fotografia e da produção audiovisual que encontrou a sua realização, bem expressa, aliás, em vários momentos, como foi o da Revolução do 25 de abril".

"Despido de quaisquer vaidades, amigo do seu amigo e, acima de tudo, profissional, honesto, frontal e leal às suas convicções, Rui Martins marcou, sem dúvida e pela positiva, um virar de página na história da fotografia e da produção audiovisual, nesta Região."

Este é, de resto, segundo José Prada, "o exemplo que deixa às novas gerações, assim como o seu contributo para o enriquecimento do arquivo fotográfico e da produção audiovisual regional".

 

Nos media:

Voto de Pesar pela morte do fotógrafo Rui Martins - JM